O que é transformação digital e como ela pode ajudar em suas vendas

2 minutos de leitura

O que é transformação digital e como ela pode ajudar em suas vendas?

Depois de ler muitos artigos sobre transformação digital percebi que existe muita informação raza sobre isso na web, principalmente no que diz respeito a vendas. Por isso decidi escrever algo mais profundo e mais prático sobre transformação digital para ajudar as empresas que estão “boiando” na web em vez de pegar aquela onda e aproveitar o que o digital tem. 

A era da transformação digital começou a partir do momento que a internet virou o principal veículo de troca de informações entre as empresas. Isso começou no final da década de 90, com a chegada dos computadores pessoais e a democratização da banda larga e evoluiu durante o começo dos anos 2000, com os smartphones e redes sociais. Tudo isso vem somando e “tragando” os negócios para dentro do digital. São poucos anos que transformaram o que vinha sendo feito à décadas. 

Atualmente atingimos o patamar digital da Learning Machine, IoT e a famosa nuvem. Na DataScope, empresa da qual faço parte da equipe de Marketing e Growth, um artigo sobre a tal nuvem atrai mais usuários que Paid Search (anúncios pagos), prova de que o tema têm despertado interesse.

Agora, na prática como a transformação digital funciona dentro de uma empresa? 

Ainda que sua empresa não seja digital, ela vai precisar pegar a onda. Uma pesquisa da SiriusDecisions aponta que atualmente 67% da jornada da compra é feita de forma digital. Para entrar no ritmo cito aqui alguns processos que devem entrar no foco da digitalização em sua estratégia de vendas.

Prospecção

Seja outbound ou inbound sua estratégia de prospecção no mundo digital precisará de um bom posicionamento em páginas de busca, como Google. Para isso você deverá manter seu marketing ligado nas tendências de SEM e SEO e otimizar sua página web. 

Além disso você vai precisar de presença digital nas redes sociais. E isso significa muito mais que subir publicações diárias, significa manter uma estreita relação com seus seguidores. 

Isso tudo poderá gerar um mailing a ser trabalhado, e então passamos à segunda parte.

Qualificação de leads

Sua marca já é conhecida e suas ações geraram leads, ou seja, pessoas interessadas. Mas nem todos vão comprar seu produto ou serviço. Quem comprará? É o momento de usar o digital para qualificar todos seus possíveis compradores e separá-los entre reais possibilidades ou não. A data science vai ajudar a comparar, dividir e centralizar os recursos da sua empresa em quem realmente é seu target. Data Science nada mais é que a análise dos dados que você tem na sua empresa, ou seja, descobrir como chegam seus leads, em que estão interessados e qual a probabilidade de que vão comprar o que você vende. 

Vendas com CRM

Se você não utiliza CRM, comece a se preocupar. Os CRM (Customer relationship management) são a base para qualquer empresa que procura vender e crescer. Plataformas como Bitrix24, entre outras ajudam a direcionar sua equipe de vendas, dar timing para seus vendedores e traçar estratégias concretas para aumentar seu fluxo de ingresso. Elas organizam a vida do time de vendas e entregam informação precisa para o empreendedor. 

Considere tudo isso mais ações de marketing digital 3.0 que colocam a experiência do cliente em primeiro plano para desenvolver uma série de recursos e ferramentas que girarão em torno do seu público. De acordo com CEI Survey até o próximo ano 86% dos compradores pagarão mais para ter uma melhor experiência de compra. Então é o momento de começar a pensar em ações concretas que farão com que seu público se sinta bem tratado. 

A Transformação Tecnológica já começou e não adianta pensar a longo prazo nas medidas que você vai tomar para atualizar seus processos. Sua empresa precisa estar atualizada agora. Busque um CRM, comece a criar cnexões com seu público pelas redes e aproveite a automação de processos. 

Junte-se à Comunidade de Ricardo Longo! 🚀

Receba artigos exclusivos que publico semanalmente no meu blog. Os temas são variados, focando em produtividade,
liderança e inovações em tecnologia — tudo baseado em minha experiência como mentor de CRM e estilo de vida nômade digital.

Para se inscrever, basta preencher os campos abaixo: