O que a Internet representa no nosso Cotidiano?
Utilizando uma definição simples e prática, a web representa a área pública da internet, onde ficam os sites pelos quais navegamos diariamente. Esta área está disponível desde 1994, quando foram inaugurados os primeiros websites, e logo se percebeu uma alternativa de baixo custo para expor marcas e oferecer serviços e produtos. A ideia pegou e no final da década de 90 as empresas percebiam uma forte necessidade de estar na internet, mesmo sem saber direito o que deveriam fazer neste cenário.
Atualmente a web já se consolidou como linguagem, como meio de comunicação, como mídia, como local de compras, como ambiente de trabalho e como acesso a entretenimento e relacionamento. Todas estas inovações e facilidades tiveram uma influência muito intensa no cotidiano das pessoas, o que fez com que os próprios hábitos mudassem, as pessoas mudassem e a sociedade mudasse.
Confira abaixo alguns números da internet brasileira (NICBr, 2012) que atestam este fenômeno:
- 80 milhões de usuários da web
- 2,5 milhões de domínios registrados
- 30 milhões de visitantes únicos por mês assistindo vídeos
- 25 milhões de compradores on-line
- 4 bilhões de buscas mensais
Estes números demonstram o enorme potencial que a internet representa como entretenimento, relacionamento, comunicação e negócios. A percepção que predomina na opinião pública é de que: se uma pessoa ou empresa não está na web, ela também não existe no mundo físico. Por isso, não resta dúvida de que é imprescindível estar no universo on-line.
Entretanto todas estas mudanças profundas aconteceram num espaço de tempo muito curto. Muitas empresas, de portes variados, sequer conseguiram entender como utilizar esta ferramenta e de repente já se falava em web 2.0 e web 3.0. O que dizer então dos escritórios de advocacia, que sempre mantiveram uma distância cuidadosa dos meios de comunicação? A consequência é que a maioria do sites existentes hoje ainda se parece, conceitualmente, com aqueles sites do início da web.
Até o início dos anos 2000 era válido ter uma homepage que lembrava muito um folder escaneado, porém hoje as pessoas estão bem familiarizadas com os benefícios e facilidades proporcionados pela internet e também muito mais exigentes quando procuram informações a respeito de uma empresa, produto ou serviço. Estar na internet atualmente significa muito mais do que ter um site simples, envolve produção de conteúdo, estudo de público, estudo de marca, entre outras diversas etapas de um planejamento estratégico necessário para ser posicionar bem na web.
É preciso entender quais informações o usuário busca quando pesquisa o site de um escritório jurídico, como ele realiza esta pesquisa, qual o nível de entendimento ele tem da matéria, qual linguagem ele está habituado a ler e, assim, oferecer um conteúdo que seja relevante e atenda à sua necessidade. Isto garante um interesse maior dos possíveis clientes e estreita seu relacionamento com quem já está entre seus atendidos.
Por fim, não basta apenas utilizar os potenciais de comunicação interativa desta ferramenta, é preciso mensurar as estatísticas de tudo o que foi realizado e confrontar com os objetivos estipulados a fim de compreender a eficiência do site.
Este breve resumo das funcionalidades de um site demonstra que a grande maioria das empresas e escritórios enxerga apenas a ponta do iceberg quando o assunto é website. O entendimento sobre como utilizar esta ferramenta ainda é raso e precisa evoluir. Para as bancas de advogados, é fundamental perceber que a internet muitas vezes será o primeiro contato do cliente com o escritório. E mais ainda, entender que esta é uma ferramenta que pode seguramente ser utilizada em conformidade com as normas do Código de Ética.